Notícias da Câmara e da Cidade

por Programa Interlegis — última modificação 05/08/2017 22h28
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Ilhas formadas pelas águas da UHT.

por Programa Interlegis — última modificação 23/05/2016 12h02
Ilhas formadas pelas águas da UHT.

ilha - no lago da UHT

O imenso Lago Artificial formado ao se barrar o rio Tocantins e encher 2.875 km2, criou um novo ecossistema na região, um imenso lago artificial, composto de 1.700 ilhas, sendo toda esta área, até 200 metros em seu entorno, pertencente à Eletronorte, ou seja, ao Governo Federal.

Hoje são necessários 35 dias para que toda a água do lago da Usina Hidrelétrica Tucuruí – um total de 45,8 bilhões de m3 – seja renovada. Assim, houve condições propícias e ideais para a proliferação de muitas espécies, entre as quais se destacam os pirarucus, traíras, manjubas, maparás, filhotes, douradas, surubins, arraias e até poraquês – o peixe elétrico da Amazônia. No entanto, o Tucunaré, um dos peixes esportivos mais cobiçados de todo mundo, encontrou excelente ambiente para se reproduzir em toda a extensa área do Lago.

Além da enorme área represada pela Usina Hidrelétrica, o rio Tocantins que fica a jusante da UHE é considerada uma excelente área de pesca, pois ali os peixes que sobem o rio para desovar encontram uma barreira, a represa. Existem ainda, pequenos rios e igarapés, afluentes do rio Tocantins, praticamente inexplorados, mas com excelente potencial piscoso e com belíssimas paisagens.

Novo Repartimento - PA

por Programa Interlegis — última modificação 21/06/2018 15h08
Novo Repartimento - PA

Trevo - Novo Repartimento

Novo Repartimento é um município brasileiro do estado do Pará. Localiza-se a uma latitude 04º19'50" sul e a uma longitude 49º47'47" oeste, estando a uma altitude de 0 metros. Sua população estimada em 2012 era de 65.106 habitantes. Possui uma área de 15464,19 km².

História

A origem do município de Novo Repartimento está relacionada à tribo indígena Parakanã, à construção da Rodovia Transamazônica e à construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí. O nome Repartimento, segundo os historiadores, teve origem com os índios Parakanãs, os quais denominaram de Repartimento um rio que fazia a divisão de suas terras.

A vila de Repartimento foi a denominação dada ao local onde fixou-se a povoação oriunda do acampamento da empresa que construíu a Rodovia Transamazônica. O município surgiu a partir da mudança obrigatória da vila de Repartimento Velho, em decorrência da inundação daquela área pelas águas da represa da barragem da Usina Hidrelétrica de Tucuruí. O município foi criado pela Lei 5.702, de 13 de dezembro de 1991. Foi desmembrado dos municípios de Tucuruí, Jacundá e Pacajá.

Rebanho bovino de Novo Repartimento

por Programa Interlegis — publicado 14/03/2017 16h55, última modificação 11/10/2017 15h19
Rebanho bovino de Novo Repartimento

Rebanho de Gado

Tamanho do rebanho em Novo Repartimento - IBGE 2015

Bovino - efetivo dos rebanhos 930.123 Cabeças

Bubalino - efetivo dos rebanhos 1.000 Cabeças

Curso de Nivelamento sobre a Proteção Social Básica

por Programa Interlegis — publicado 16/11/2017 11h48, última modificação 16/11/2017 11h48
Curso de Nivelamento sobre a Proteção Social Básica

CURSO - AÇÃO SOCIAL

A Prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social realizou nessa terça-feira (24/10), o curso de Nivelamento sobre a Proteção Social Básica às equipes do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social em Novo Repartimento.

O curso foi realizado no CRAS Vale do Sol, e foi ministrado pela Assistente Social, Edivânia Duarte, para as equipes técnicas que fazem parte da Proteção Social Básica.

Os assuntos abordados foram os serviços oferecidos nos CRAS, tais como:

- Acolhimento/atendimento

- Rede de proteção/fluxo

- PAIF/Acompanhamento familiar

Festividades de São Francisco de Assis 2018

por CMNR publicado 30/08/2018 14h43, última modificação 30/08/2018 14h43

A Paróquia São Francisco de Assis,  Diocese de Cametá em Novo Repartimento - PA, convida todos os cidadãos repartimentenses para festejarmos os 20 anos da Paróquia. As festividades se iniciarão no dia 25 de setembro e vão até o dia 04/10, feriado municipal, dia do nosso padroeiro. Participe!